SERVIÇOS

ANTEPROJETO

 

Fase em que o projeto é concebido e tem como produto uma solução arquitetônica que considera programa de necessidade do cliente e atende as exigências contidas nas leis que regem o terreno. É nessa etapa que o cliente solicita as mudanças no projeto e aprova a solução final. Alterações solicitadas após essa etapa, terão custo adicional.

 

 

PROJETO LEGAL

 

Constitui na configuração técnico-jurídica da solução arquitetônica aprovada na fase de Anteprojeto considerando as normas técnicas de apresentação e representação gráfica emanadas dos órgãos públicos. Possui a finalidade de gerar os documentos do projeto para aprovação na prefeitura local e, quando necessário, na administração de condomínios e outros. Nos casos especiais em que não haja necessidade de aprovação do projeto pelos poderes públicos, esta fase deixa de existir. O produto final dessa etapa servirá como base para a elaboração de projetos complementares e estimativas do custo da obra.

 

 

PROJETO DE TERRAPLANAGEM

 

Trata-se do conjunto de desenhos técnicos que prevê a solução de cortes e aterros que o terreno terá para viabilizar a construção preservando a estabilidade do solo. Nessa etapa é calculado o volume de terra que sofrerá relocação/remoção.

 

 

PROJETO DE DEMOLIÇÃO

 

Conta com a cotação de volume de entulho que uma determinada demolição irá gerar. Esse projeto compreende o levantamento de edificação existente que servirá como base de cálculo e oferece o volume final de entulho e serve como parâmetro para liberação de licenças e certidões junto à prefeitura.

 

 

PROJETO EXECUTIVO

 

Etapa em que são desenvolvidos documentos técnicos (memoriais, desenhos e especificações) necessários para a interpretação do projeto com a finalidade de execução (construção, montagem, fabricação) da obra. Constitui a configuração desenvolvida e detalhada do Anteprojeto/Projeto Legal com a relação dos acabamentos que serão utilizados. Nessa fase também é feita a compatibilização entre os projetos complementares (estrutural, hidrossanitário, elétrico e outros).

 

 

DETALHAMENTO DE MARCENARIA

 

Esse serviço se resume na definição e detalhamento de marcenaria para ambientes específicos contratados pelo cliente. Abrange desde o detalhamento de armários para banheiros, closets, cozinha e áreas de serviço, como também definição de marcenaria para áreas sociais, como salas íntimas, estar, jantar, gourmet, entre outros. Nessa etapa não oferece o acompanhamento á lojas para definição de mobiliários.

 

 

PROJETO DE INTERIORES

 

Constitui a definição e detalhamento de marcenaria e revestimentos, definição de iluminação e seleção de acabamentos gerais para os ambientes específicos contratados pelo cliente. O produto final para esse serviço é a definição do ambiente como um todo, e é apresentado por meio de imagens renderizadas para melhor percepção do espaço pelo cliente. Nessa etapa estão inclusas visitas ás lojas para definição de mobiliários.

 

 

PROJETO LUMINOTÉCNICO

 

Esse projeto apresenta a locação e definição de peças de iluminação com a finalidade de valorizar o projeto arquitetônico. É interessante que o projeto luminotécnico seja contratado antes da elaboração do projeto elétrico, para que esse último considere a locação sugerida pela iluminação.

 

 

PROJETO PAISAGÍSTICO

 

É o conjunto de documentos que contém a especificação da área externa à edificação e será elaborado na etapa de execução do projeto e executado na fase de acabamentos da obra.

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO

Na área da construção civil, sobre um ponto de vista geral, o arquiteto é um profissional responsável por:

- elaborar um projeto arquitetônico;

- aprovar o projeto legalmente em instituições públicas e privadas (prefeitura, condomínios, etc);

- supervisionar e executar as obras de arquitetura.

Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto envolve todas as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo, e diversas formas de design.

 

 

MANHÃ TOMICH CUNHA BERTAZZO

 

Arquiteta e urbanista graduada pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no segundo semestre de 2014. 

 

Trabalha como autônoma com projetos de arquitetura desde a sua concepção até a etapa de definição de interiores para projetos residencias.