
MANHÃ TOMICH
arquitetura e interiores
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO
RETORNO AO CENTRO: REABILITAÇÃO DA ÁREA E REINSERÇÃO NO CONTEXTO DO CENTRO
BELO HORIZONTE - 2014
ORIENTADOR: JOSÉ JÚLIO VIEIRA
Belo Horizonte, em sua grande escala, possui diversas centralidades com diferentes fins espalhadas pela malha urbana da cidade. O Centro, desde a sua construção, tem sido cenário de atividades diversas e, após a sua reforma, essas atividades tem se intensificado. No entanto, em levantamento de dados feito na região do Hipercentro, foi possível destacar uma área que possui características que a difere das demais. Ao analisar mais detalhadamente essa área observa-se que, como consequência do uso atual – predominante comercial –, a falta de afetividade com o meio, a degradação do espaço e cenários que sugeriam insegurança eram a causa de um uso noturno escasso e em alguns pontos até inexistente. Não apenas os usos, mas a arquitetura do local – em sua maioria – se difere das demais da região central. A concentração de grandes galpões com fachadas cegas usadas como lojas, depósitos e estacionamento.
Outra diferença é o tombamento, que até 2008, contava com o registro de apenas uma edificação, ao contrário das demais áreas que possui uma quantidade expressiva de edifícios tombados e reconhecidos como Patrimônio a mais tempo.
O local sofre as consequências de ter um uso simplificado que, somado ao fato de possuir uma infraestrutura completa, se torna um espaço subutilizado e desarticulado no contexto central em que se insere.
Tendo como base a ideia de diversidade de usos apontada por JACOBS (2011) em sua obra “Morte e Vida das Grandes Cidades”, o projeto intitulado “Retorno ao Centro” tem como objetivo a reabilitação da área em questão com a finalidade de “garantir a presença de pessoas” tornando o espaço capaz de se manter ativo caracterizando uma nova centralidade.
Para diversificar os usos, em um local que predomina o comércio, o projeto prevê a inserção do uso residencial e de áreas públicas de permanência, criando novos caminhos para o fluxo de pedestres que iria se inserir no local.















